Pesquisar este blog

boas vindas

Seja muito bem vindo.
Comente o que nao gostou?
Sugira novas mudancas!
Me ajude como melhorar!

sábado, 24 de abril de 2010

Resumo de Sociologia _Max Weber

MAX WEBER

Pensador alemão, assim como Max era economista, historiador e sociólogo.
Diferente de Max que acreditava que o proletariado promoveria as transformações necessárias as superação das desigualdades sociais, Weber pelo contrario era pessimista em relação a essas possibilidades, segundo ele os conflitos são resultantes de interesses que nunca serão superados.
Um dos conceitos básicos em que Max Weber constrói sua idéia de sociedade e o da ação social.
Uma ação e social quando aquele que age e o faz em função de um sentido previa// atribuído a sua relação com outro ou outros.
O sentido desta ação e estabelecido em função do significado que ela tem para o agente A realidade social e uma teia de significados construída pelos indivíduos em ação
Weber elaborou uma sociologia de ação social, demonstrando que a sociedade resulta de múltiplas interações de indivíduos num determinado meio.
Os trabalhadores podem ate agir de modo semelhante visando defender os mesmos interesses, mas nem todos têm a mesma maneira de agir por que as coisas têm significados diferentes para eles.
Não havia segundo Weber, nada que pudesse mover o proletariado a lutar pela transformação da realidade, porque nunca haveria um sentido único a orientar suas ações.
Weber identifica 4 tipos de ações:
1-Ação racional referente a fins.
E a ação calculada, pensada, orientada, planejada especificamente para uma finalidade que se deseja atingir.
2- Ação racional com relação a valores.
E também uma ação pensada calculada, planejada e orientada, porem quem age orientado pelos valores não esta interessado em criar algo novo. Age em função a de algo que esta na moda
3- Ação afetiva, especialmente emocional:
Movida por um estado puramente emocional, seja demonstrando afeição, alegria , seja demonstrando tristeza, ódio, rancor etc.
4- Ação tradicional.
Motivada pelo valor da tradição, pelo costume arraigado.
Algo e tradicional quando e repetido ao longo do tempo, com pouca ou nenhuma modificação.

Ainda que as ações sociais segundo Weber possam ser concretamente verificáveis, o resultado delas somente pode ser pensado como probabilidade.
Há uma probabilidade de que nossos projetos se realizem se não, não faríamos projetos.
Entretanto ações racionais bem planejadas e orientadas, mesmo bem planejadas e calculadas podem dar errado.
Outra e que uma mesma ação pode ser lida de modos diferentes quanto à caracterização acima
Em relação à divisão do trabalho Weber e conhecido como o teórico da burocracia, seriam impossível organizar o trabalho nas grandes empresas, nas grandes repartições publicas, ou nas grandes maquinas partidárias, se não for entregue a profissionais especializados a realizar tarefas especificas.
O autor nos ajuda a entender a forma como o poder esta distribuído, o nepotismo, os vícios, a corrupção na maquina publica.
Para ele o poder e a capacidade que alguém (indivíduo ou grupo de indivíduos) tem de impor sua vontade sobre os outros, mesmo encontrando resistências.
Em determinadas circunstancias alguém esta investido de uma autoridade que e ivareconhecida e legitimada individual ou coletivamente. A este poder legitimado Weber chama de legitima relação de mando de dominação. Segundo ele poder e dominação são as duas faces da mesma moeda.
Poder e a capacidade que alguém tem de impor a sua vontade sobre outros.
Por sua vez dominação e a probabilidade de que estes outros obedeçam às ordens dadas, isto e, esses outros aceitam e, por isso legitimam as ordens dadas por alguém.
Por isso Weber fala em dominação legitima.
Às vezes fala em dominação e às vezes fala em autoridade. Então a dominação legitima esta para a autoridade assim como a dominação ilegítima esta para o autoritarismo.
Ao contrario do autoritarismo que e imposição pura e simples, autoridade e a capa cidade de direção fundamentada no consenso e a aceitação.
Qual e o fundamento da legitimidade da dominação ou por que a dominação e legitima?
Segundo Weber existem três tipos puros de dominação legitima:
1-Tradicional: Se estabelece “em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes”. Laços de fidelidade que se estabelecem entre senhor e súdito. Sociedade patriarcal, coronelismo.


2_Carismática: Formas de exercício do poder típicas dos momentos de crise são vistos como são vistos como personalidades extraordinárias, portadores de qualidades sobrenaturais ou excepcionais, cujas ações revolucionam o curso da evolução de civilizações inteiras. A legitimidade da autoridade carismática se baseia no fato de todos acreditarem na autenticidade da missão do líder.
Ex. profetas religiosos (JESUS CRISTO, Maomé) ou lideres políticos (Napoleão).


3-Racional-legal. : O individuo que exerce esse tipo de autoridade, o faz em nome de regras impessoais que foram conscientemente instituídas em nome de um debate coletivo. E racional porque tende a expressar o esforço coletivo de estabelecer, a partir de critérios racionais, normas as quais todos devem obedecer. E legal porque estas normas são expressas em leis.
Nota – Algo e legal quando e sustentado por lei.
- Algo e legitimo quando se sustenta na aceitação consentida das pessoas em determinado contexto.
Lyrio Ernesto Nunes do Amaral
Resumo ;
Sociologia , Cultura , Educação e Escola
UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário